Dificuldades de empreender fazem parte da rotina de qualquer pessoa que decide ser dona do próprio negócio no Brasil. Até mesmo no MEI, uma das categorias mais simplificadas, você tem compromissos importantes como manter seus impostos em dia, enviar sua DASN, conseguir clientes, etc.
Mas é possível superar todos esses problemas e ter sucesso no mercado. Vamos descobrir como fazer isso ao longo do artigo deste texto. Acompanhe!
Quais as principais dificuldades de empreender no Brasil?
São várias as dificuldades de empreender no Brasil, principalmente para os empreendedores iniciantes. Veja quais são as principais:
Falta de educação empreendedora
O Brasil é um país que carece de disciplinas sobre empreendedorismo e educação sobre gestão empresarial. De modo geral, a mentalidade ensinada é mais voltada à busca por um emprego com carteira assinada. Como resultado, falta formação básica para empreender e estímulo para abrir o próprio negócio.
Alta carga tributária
O país também é conhecido por ter um dos sistemas tributários mais complexos do mundo. Pra você ter uma ideia, a soma total de tributos chega a mais de 33% do PIB bruto arrecadado. Dessa forma, os empreendedores enfrentam o desafio de arcar com uma infinidade de impostos, taxas e contribuições que possuem diferentes alíquotas e mudam o tempo todo.
Dificuldade de acesso a crédito
Outro problema é a dificuldade em conseguir crédito para iniciar um negócio ou alimentar o capital de giro da empresa. Os pequenos e médios empreendedores são os que mais sofrem com a falta de linhas de empréstimo destinadas ao financiamento do negócio, além de valores baixos e exigências complexas.
Alta concorrência
A concorrência no mercado brasileiro é muito alta, considerando que muitas pessoas têm o sonho de empreender e conquistar sua independência financeira. Em todos os segmentos, você vai se deparar com vários concorrentes diretos e indiretos disputando a atenção e a preferência dos consumidores.
Burocracia
Por fim, a burocracia é um entrave para os empreendedores no Brasil. Embora esse aspecto venha melhorando com o passar dos anos, ainda é preciso cumprir uma série de trâmites burocráticos para abrir uma empresa — e fica mais complicado à medida que o porte aumenta.
O processo básico consiste em elaborar um contrato social, protocolar na Junta Comercial, registrar o CNPJ na Receita e ainda realizar inscrições estaduais e municipais. Em alguns casos, ainda é preciso conseguir um alvará de funcionamento e algumas licenças.
Como superar os desafios de empreender?
As dificuldades de empreender não podem impedir você de seguir com o plano de ter seu próprio negócio. Veja como superar os desafios.
Busque capacitação
Se a falta de conhecimento sobre gestão é o problema, existem vários cursos gratuitos e online que você pode fazer para se tornar um empreendedor. Um exemplo é o curso “Empreendedor de Sucesso” do Sebrae, que pode ser feito em apenas 2 horas pela internet.
Aprenda a fazer um plano de negócio
O plano de negócio é como um roteiro que define todos os passos, recursos e processos necessários para você colocar uma empresa em funcionamento. Nele, você registra detalhes como: nome da empresa, endereço, produto vendido, público-alvo, estudo de mercado, plano operacional, plano de marketing e muito mais.
Consuma conteúdo de empreendedorismo
Que tal aproveitar seu tempo online para consumir mais conteúdo sobre empreendedorismo? Aproveite para ler blogs como este, acompanhar canais como o do Sebrae e seguir influenciadores empreendedores.
Comece como MEI
Por fim, a forma mais fácil de superar as dificuldades de empreender é começar sua empresa como microempreendedor individual. Isso porque essa é a categoria com impostos mais baratos e menos burocracia, permitindo que você obtenha um CNPJ online sem pagar nada.
Para se tornar MEI, basta faturar até R$ 81 mil ao ano, não ser sócio de outra empresa e exercer uma das atividades permitidas. E então, vamos vencer as dificuldades de empreender? Continue lendo nosso blog e confira mais dicas para ter sucesso!