Considerada por muitos como a parte mais importante da casa, a cozinha pode ficar mais aconchegante e funcional, se fatores como a escolha do ralo oculto, uma boa iluminação e itens de organização forem bem pensados.
Tendo em vista que atualmente os espaços têm ficado mais compactos, para otimizar o espaço deste cômodo, sem comprometer sua estética, é necessário que a pessoa tenha o mínimo de habilidade.
Dessa forma, mesmo em um lugar de pequenas proporções, é possível deixar o local mais prático e com maior área de passagem.
Confira!
Posicionar móveis e eletrodomésticos de forma estratégica
Se a intenção é aumentar a área de circulação da cozinha, uma excelente alternativa é posicionar os móveis em formato triangular.
Nesse tipo de layout, que favorece não apenas cômodos maiores, como também as cozinhas mais compactas, geladeira, fogão e pia são posicionados em cada ponta do triângulo.
Em relação aos armários, optar pelos modelos aéreos é a decisão mais assertiva, possibilitando assim maior aproveitamento da área de circulação.
Outra vantagem dos móveis planejados, é a oportunidade de personalizar os nichos de acordo com a quantidade de eletrodomésticos disponíveis, como micro-ondas, forno elétrico, geladeira, entre outros.
Investir em revestimentos claros e de fácil manutenção
Certamente, o branco é uma unanimidade quando o objetivo é transmitir a sensação de amplitude em espaços que possuem dimensões reduzidas.
Vale destacar ainda que essa cor também promove leveza e sofisticação a sua cozinha, principalmente quando o revestimento cerâmico está em harmonia com os eletrodomésticos e demais itens de decoração.
Porém, se esse estilo monocromático lhe parecer monótono, você pode investir em pontos de cor, que pode na bancada, luminárias e até mesmo no ralo linear.
No quesito limpeza, os porcelanatos são os queridos, pois não absorvem água e com apenas um pouco de água e detergente neutro é possível retirar possíveis manchas e sujidades com o auxílio de um pano úmido.
Escolher uma boa iluminação
Engana-se quem pensa que a escolha da iluminação tem como único objetivo clarear os ambientes em momentos em que a luz natural não é suficiente.
Pelo contrário, um bom sistema de iluminação artificial tem o poder de valorizar ainda mais a decoração, deixar o preparo dos alimentos mais rápido e fácil.
Para deixar o jantar ainda mais especial, instalar lustres direcionados para a mesa e complementar com spots em seu entorno, agregam maior requinte ao espaço.
Praticidade no dia a dia com os acessórios certos
Tão importante quanto planejar o acabamento da cozinha, é escolher acessórios funcionais que podem facilitar o trabalho diário neste ambiente.
Portanto, se você deseja ter mais conforto e praticidade no seu dia a dia, veja alguns itens que podem te ajudar:
1 Barra Magnética
Uma invenção de grande relevância para as cozinhas menores é a barra magnética para utensílios de metal como saleiros, talheres e facas, deixando-os sempre à sua disposição quando precisar.
2 Lixeira embutida
Nada mais desagradável que entrar em uma cozinha e se deparar com uma lixeira de pia, pois, além de ser esteticamente desagradável, pode proporcionar um maior odor em todo ambiente.
Esse acessório ganhou mais sofisticação e praticidade, já que pode ficar escondido nos vãos dos armários, que possui ainda um anel de vedação que impede possíveis odores e infiltrações.
3 Sistema de tomada retrátil
Não há dúvidas que um dos locais que mais necessita de tomadas é a cozinha, principalmente para quem gosta e precisa cozinhar diariamente e para isso utiliza, ao mesmo tempo, diversos eletrodomésticos.
Entretanto, a instalação de muitas tomadas em um ambiente pode comprometer sua estética, deixando um aspecto de bagunça e mau planejamento.
Em contrapartida, uma torre de tomada retrátil pode facilitar bastante essa tarefa, deixando à sua disposição vários pontos quando for necessária a utilização de uma fonte extra.
4 Ralo linear
Se você acha que a escolha do ralo linear é puramente estética, está muito enganado. O design alongado desse item permite maior capacidade de escoamento da água, facilitando até mesmo a limpeza da cozinha.
Confira mais algumas vantagens que a escolha do ralo linear pode proporcionar:
- Fácil de limpar: como não possui vãos e aberturas, a manutenção da limpeza deste acessório é bastante simplificada, pois, é necessário apenas retirar a grelha para remover os resíduos da calha;
- Instalação descomplicada: evitar o desperdício de piso é uma vantagem do ralo linear, que deve ser instalado a uma distância mínima de 20 mm do piso.
Como acompanha o nível do piso, o ralo linear possibilita maior vazão da água, evitando assim entupimentos e a entrada de odores no imóvel.
Conclusão
Como você pode ver, não é necessário muito espaço para ter uma cozinha bonita, funcional e aconchegante.
Em outras palavras, com um pouco de planejamento e dedicação, você consegue configurar os móveis e eletrodomésticos de uma maneira que, mesmo em um espaço reduzido, você consegue ter uma boa área de circulação.
De tal forma que você pode reunir familiares e amigos para desfrutar de bons momentos no coração da casa.